CASA DA PEDRA
A CASA DA PEDRA
A Casa de Pedra, é um pólo de Referência em Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro e visa ações voltadas para o suporte em atividades de campo e qualificação profissional na Bacia do Araripe, possui um programa educacional para que alunos das universidades tenham contato com atividades de pesquisa in loco. Além de terem contato com rochas sedimentares carbonáticas que se depositaram ao mesmo tempo do intervalo Pré-sal da Bacia de Santos e que contêm fósseis de plantas e animais esplendidamente preservados, os alunos podem vivenciar e conhecer um novo ambiente, conciliando pesquisa científica e atividades de incentivo à Geoconservação.
A Casa, fica localizada no Município de Santana do Cariri, extremo Sul do Ceará, precisamente no bairro Inhumas, e foi toda construída com pedras de rejeito da atividade extrativa das próprias rochas sedimentares carbonáticas (Pedra Cariri) e com mão de obra da região, possui cerca de 1.000 metros quadrados de área, com 13 apartamentos com banheiros, cada um podendo hospedar, em média, cinco pessoas. Há um espaço em comum para reuniões e um redário. Esse espaço proporciona uma experimentação de novas aproximações de ensino, contemplativas nas redes, em que, ao mesmo tempo em que observam a paisagem local, professores e alunos podem conversar sobre as características geológicas da região ou sobre o que vivenciaram nas atividades práticas de geologia de campo na região do Araripe.
A Casa de Pedra tem o objetivo de facilitar os estudos e pesquisas na região, além de promover atividades educativas envolvendo paleontologia, geologia, Cultura, Turismo e áreas relacionadas.